quarta-feira, 7 de novembro de 2012

diário de prática

   A cópia, como atividade de exercício escrito, já foi abolido do contexto atual da escola. Porém,  essa habilidade deve ser desenvolvida nos alunos, daí haver a necessidade de produzir textos e incentivo à leitura como suporte para a formação global do educando. As estratégias ou metodologias que favoreçam a esse desenvolvimento fica a cargo do professor que com sua criatividade e bom senso propicia momentos estimulantes no espaço escolar. Pensando assim, resolvi  aliar a tecnologia que está presente no cotidiano  de meus alunos e propus uma atividade desafiadora. Seria, a de criarem um blog e a partir de livros escolhidos na biblioteca, eles lessem e produzissem uma resenha, porém as etapas devem ser cumpridas, tais como: Ler, escrever inicialmente em uma folha avulsa( fazer o borrão), reler, fazer as alterações, digitar no word, reler, ampliar se necessário, ver as correções ortográficas e postar no blog. Então iremos ler e comentar sobre o que escreveram. A ideia foi adotada pelos alunos que começaram a escolher título, temas que iriam tratar e então marcamos o inicio das atividades. Também sugeri que escrevessem a bibliografia, sobre a autora e a sinopse do livro. Assim eles teriam a oportunidade de perceber que o livro é um todo. E finalizamos propondo que eles indiquem esse livro, justificando. Achei legal a ideia! Curtiu a ideia?
   Acredito que, enquanto formadores de opinião, temos o papel de mostrar que as TICs existem, principalmente a internet, como suporte para ligar-nos ao mundo e que não precisamos olhá-las apenas como algo negativo, mas sim, conscientizar que ela é uma ferramenta importante, que também pode ser usada como instrumento da e para a aprendizagem.
Sandoly Alexandre. Atividade para alunos do 7º ano.


1 comentários:

Violinoagudo disse...

A ATIVIDADE DO BLOG PROFESSORA FOI ESTUPENDO,ONDE AO SE LIGAR AO MUNDO PODEMOS ENCONTRAR CULTURA BRASILEIRA.O BLOG VEM NOS LIGANDO AO MUNDO VIRTUAL MAS AO POSTAR ALGUM ARTIGO PODEMOS VER NOSSOS ERROS ORTOGRÁFICOS.
ESCRITO POR : Francisco Isaac

blog :violinoagudo.blogspot.com/

Postar um comentário